Você escuta o seu coração?
Nosso coração é muito mais do que um órgão vital. Ele também é o canal que nos conecta com o universo e é através dele que descobrimos a verdadeira vontade da nossa alma.
Quando pensamos em algo com a mente inevitavelmente consideramos os prós e contras de cada passo que tomamos. Porém, quando há uma discordância entre a mente o coração, nos sentimos ansiosos e sobrecarregados.
Ocorre que a nossa mente frequentemente nos sabota. Nós vivemos em uma sociedade extremamente racional e somos treinados desde muito jovens para usarmos a nossa mente ao invés da nossa intuição. Porém, isso faz com que ao invés de seguirmos os reais desejos da nossa alma, nós apenas reproduzamos padrões previamente impostos pela sociedade.
De modo que, o mundo fica feliz, enquanto nós vamos nos afogando em nossas próprias emoções. Nossos sonhos vão morrendo ao longo da vida e deixamos de cumprir com o nosso real propósito.
O nosso coração não erra, ele sabe o real desejo da nossa alma. Mas se você tem dificuldade em escutá-lo, vou deixar algumas sugestões que podem te ajudar 😉
1) Pense em algum momento em que você se viu em uma situação muito difícil e precisou escolher entre razão e emoção:
Pensou?
Então volte para esse momento…
Apesar do conflito interno, ao tomar a decisão, o que você sentiu? Alívio? Conforto? Desconforto? Exaltação? Tensão? Ansiedade?
Identifique esses sentimentos. Se eles foram positivos, então você, provavelmente, ouviu seu coração.
Agora se pergunte o que aconteceu quando você seguiu ou deixou de seguir o seu coração e o que poderia ter acontecido de diferente se você tivesse feito o inverso.
Ao fazer esse exercício você provavelmente perceberá que não importa o quanto você racionalize sua vida, você sempre sentirá alguma forma de descontentamento quando negligenciar o interesse do seu coração.
2) Pense em alguém que te inspira. Agora se imagine conversando com essa pessoa sobre o seu dilema. Faça para essa pessoa perguntas imaginárias, do tipo:
O que você faria no meu lugar?
Que objeções teria?
O que essa pessoa diria para você?
Esse exercício funciona porque o nosso subconsciente entre em jogo e isso faz com que ele nos dê as respostas do nosso coração e bloqueie os nossos pensamentos conscientes e racionais.
Ter consciência da racionalidade a que tendemos e ter o desejo de mudar isso já é o primeiro passo.
Certamente você não passará a escutar exclusivamente seu coração da noite para o dia.
Tudo é um processo, você vai aos poucos até ir ganhando confiança em si mesmo. Faça pequenos experimentos com questões de menor importância e deixe seu ❤ te guiar. Quando permitimos que isso ocorra, ao invés de ansiedade e sobrecarga, sentimos paz e felicidade.
Não tenha medo. Confie! Todos temos as respostas dentro de nós. Só precisamos aprender a ouvir.